quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FEUC: impressões

Bom, como vocês sabem, fui para Coimbra cursar um semestre em Relações Internacionais, na Faculdade de Economia. No Brasil, eu faço Gestão de Políticas Públicas na USP (me formo esse semestre), mas sempre tive muita vontade de fazer RI. Então escolhi matérias que tivessem a ver com GPP e me joguei na grade de RI. Fiz 4 matérias: Cooperação para o Desenvolvimento I, Teoria das Relações Internacionais I, Dinâmicas de Paz e dos Conflitos I e Migrações e Cidadania. Gostei muito de todas! Os professores são muito preparados, as aulas são ótimas, e dá pra acompanhar direitinho. Eu escolho fazer Teoria de RI para ter uma noção nas outras matérias, já que venho de um curso de Política Subnacional, e me ajudou muito!
Você pode escolher ser avaliado de 2 maneiras (pelo menos na FEUC é assim que funciona): pelo regime geral e por avaliação continuada. No regime geral, você faz um exame no fim do semestre, e esta é sua única forma de avaliação (não será cobrada presença, trabalhos, nada). É bem diferente do Brasil (USP), onde temos trabalhos, provas, e ainda ter que ter 75% de presença para passar nas disciplinas! Tem a vantagem de você não ter compromisso com a faculdade, mas os professores recomendam mesmo fazer as "cadeiras" (disciplinas) por avaliação contínua, que é mais próxima do que temos no Brasil. Nesse método, você terá que comparecer às aulas e realizar as atividades propostas pelo professor. Eu escolhi fazer todas as minhas disciplinas por avaliação contínua. Motivos: queria aproveitar o máximo a faculdade; ter uma "motivação" maior para ir às aulas hehe; queria conhecer as metodologias dos professores, para comparar com o Brasil; queria ter o maior contato possível com os outros alunos, portugueses, estrangeiros e brasleiros; entre outros...
A maior parte dos alunos escolhe avaliação contínua, até os portugueses. Parece que este método é mais fácil de passar nas cadeiras, pelo menos eu achei bem tranquilo (mais fácil que a USP, e aprendi bastante também). Geralmente você terá que apresentar um seminário e fazer um trabalho final, nada demais. Não tive nenhuma prova, só que escrever trabalhos e preparar algumas apresentações. Achei bem legal o método deles também das apresentações! Numa das matérias, 2 alunos eram selecionados para defender um assunto (um defendia um ponto de vista, e outro o contrário, como um tribunalzinho); em outra, o seminário consistia em responder uma pergunta sobre o assunto da aula. Achei interessante, bem mais dinâmico do que na USP. Não tive problemas para estudar e passei bem em todas as matérias (acho que minha menor nota foi 14, que equivale aqui à 7,0 - lá as notas variam de 0 a 20).
Os alunos portugueses são bem receptivos, eu fiz vários amigos. Eles estão acostumados com estrangeiros, principalmente com brasileiros (brasileiro é pior que formiga, sério!), então é bem tranquilo, todos foram muito receptivos. Também tinha gente de vários nacionalidades na minha sala: grego, africanos, poloneses, gente da Bratislavia... Eram aulas bem legais, com vários pontos de vista. Os professores da FEUC também são bem abertos aos estrangeiros, e gostam bastante dos brasileiros, pois falamos muito nas aulas! Essa é uma diferença grande entre os dois países: eu notei uma certa "acomodação" dos alunos portugueses em relação a faculdade. Para eles, é muito natural estar ali, cursar o ensino superior, o que não é tão normal no Brasil. Acho que nós, alunos brasileiros, temos mais garra, mais vontade de estar lá, e por isso nos destacamos e aproveitamos mais. Ah, os professores também consideram que somos alunos de intercâmbio, e por isso vamos viajar, e talz, e não pegam tão pesado. De um modo geral, me relacionei super bem com a faculdade, com os colegas e professores, e aproveitei bastante da Academia portuguesa! No próximo post vou falar um pouco sobre as burocracias dentro da FEUC.

Ah, isso é bem específico à FEUC, sei que em outros cursos (Medicina, Biologia), as coisas são bem diferentes. De um modo geral, a FEUC pode ser considerada o centro mais moderno da UC, mais aberto, enfim. Mas adorei a Faculdade, de um modo geral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário