quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeiras burocracias: SEF (parte 1)

Como imigrantes, ainda que temporários, temos que tomar algumas providências para estarmos regularizados na Europa. Nesse post, vou falar das providências que devem ser tomadas em relação ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, e no próximo falarei sobre a matrícula na UC. Todos esses procedimentos devem ser tomados logo que você chegar em Portugal, então separe um tempinho para eles!

A primeira providência é avisar ao SEF que você chegou a Portugal. Você pode realizar este procedimento (não sei o nome exato - deve ter um nome, mas esqueci!) em qualquer Loja do Cidadão (é como o nosso Poupatempo), num prazo de 3 dias. Se você não estiver na cidade em que for morar, pode realizar na cidade em que estiver (eu, por exemplo, fiquei em Lisboa por 5 dias quando cheguei, então fui à Loja do Cidadão de Lisboa) - tem uma lista de todas as Lojas do Cidadão aqui. Chegando lá, procure o SEF e diga que chegou a Portugal, que veio estudar, e eles te orientarão para tirar sua Título de Residência. Se você não for ao SEF dentro de 3 dias, terá que pagar uma multa, se não me engano num valor próximo a 30 euros. Se você não estiver na cidade em que for morar, também pode pegar uma declaração no hotel/albergue em que ficou para levar ao SEF, assim não precisará pagar a multa. Comigo foi assim: fiquei 5 dias em Lisboa, então fui até à Loja do Cidadão de lá (é dentro de um shopping, um pouco afastado do centro da cidade, mas todo mundo sabe onde é), e avisei que tinha chegado, mas iria morar em Coimbra (leve todos os documentos neste dia, carta de aceite, etc.). Eles me deram então uma espécie de "atestado" que tinha chegado (tive que preencher um documento com os dados referentes à viagem e à estadia). Quando cheguei em Coimbra, levei este atestado até a Loja do Cidadão de Coimbra (que fica na Av. Fernão de Magalhães, 16, na Baixa da cidade - você pode pegar o ônibus 6 que passa na Praça da República, em frente ao McDonalds, ou ir a pé), e dei início ao processo para conseguir o Título de Residência.

Para conseguir o Título, você precisará apresentar alguns documentos ao SEF. Alguns deles estão relacionados à matrícula na Universidade, então vou falar agora destes documentos e depois falarei do SEF novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário