quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeiras burocracias: alojamento (SASUC) e PB-4

Se você tiver conseguido alojamento, você pode ir direto para ele quando chegar em Coimbra (se estiver na sua data de chegada, claro). Eu tive que ficar uma noite num albergue (fiquei no Grand Hostel Coimbra), pois cheguei um dia antes do combinado. Sobre o albergue: não recomendo, ele é bem central, mas tem muuuuuitas escadas, e pra gente que está com malas grandes é uma tortura. Mas, por uma noite, até que foi tudo bem.
Vá para o alojamento no dia que tiver combinado, nem antes, nem depois. Meu namorado foi para o alojamento dele um dia depois do combinado e levou bronquinha! Então, se for chegar depois, avise o SASUC - Serviço de Ação Social da Universidade de Coimbra (link aqui). Bom, depois de se instalar, você deve decidir se irá continuar lá pelo resto do mês ou não. Eu fiquei na Residência Teodoro, e odiei... Primeiro, não tem internet, e o forno e a geladeira do meu andar estavam quebrados. Ela também ficava um pouco longe, na minha opinião, o que me desanimava bastante para sair a noite. Enfim, logo logo comecei a procurar apartamento. Fui morar com outras 3 meninas na frente da Biblioteca Municipal. O aluguel era bem mais caro que o alojamento (190 euros), mas tinha internet, quarto e banheiro individual, e todas as contas estavam inclusas (luz, internet, etc). Pra mim, o melhor lugar para morar em Coimbra é naquela região, entre a Praça da República e a FEUC (caminhava uns 10 minutos a pé para chegar na faculdade). Você fica perto de tudo, do Pingo Doce (supermercado) da Calouste, da Praça da República, enfim.... A única coisa "ruim" é que esta região é bem perto do Presídio da cidade (fica no meio da cidade!), o que pode deixar as pessoas um pouco inseguras, mas mesmo assim é bem tranquilo! O probleminha é que, para chegar na Praça da República, eu precisava passar numa rua que, de um lado, é muro do presídio, e do outro, o Jardim da Sereia (um parque gigaaante). Isso de noite dá uma certa insegurança, porque é bem deserto. Então se puder sair com alguém a noite, ou sair mais cedo, é melhor. Comigo nunca aconteceu "nada" (fui perseguida uma vez voltando pra casa, mas felizmente encontrei uma pessoa no meio do caminho e me refugiei na casa dela, depois conto em outro post!), mas mesmo assim é bom tomar cuidado. Muitas vezes temos a impressão de que, porque estamos na Europa, Primeiro Mundo, nada vai nos acontecer... E não é bem assim, né? Então meninas, fiquem ligadas! Andem sempre com mais gente, não saiam de madrugada desacompanhadas... Prevenir é beeem melhor que remediar.
Mas voltando ao assunto de alojamento, no começo de semestre a cidade fica cheeeia de anúncios. Aí tem que fazer trabalho de formiguinha, pegar os telefones, ligar, visitar, até achar algo que lhe interessa. É legal formar um grupo de pessoas que você se dá bem e tentar alugar um apê inteiro também, ao invés de quartos separados. Mas é bem tranquilo de achar! Você também pode morar numa pensão, ou num "alojamento" (sem ser da faculdade), onde você aluga um quarto e as outras partes são comuns (cozinha, banheiro, etc).
Quando você for visitar o apartamento, fique ligado se tem internet, máquina de lavar, secar, como são divididos os quartos, banheiros, e como são divididas as contas comuns. No meu caso não foi assim, mas tem muuuuita gente que racha as contas comuns mês a mês, pagando a parte do aluguel.
Enfim, se você estiver preocupado em não ter alojamento, ou em não achar casa, pode se acalmar. Esse processo é um pouco cansativo, mas logo se acha! Tem bastante oferta, nos muros, postes, nos murais das faculdades... Em coisa de menos de 1 semana dá pra mudar pro lugar definitivo, como aconteceu comigo.

Voltando ao alojamento da UC... Como disse, não gostei, queria sair dali de qualquer jeito. Você vai precisar ir ao SASUC para regularizar o pagamento do seu primeiro aluguel, então é bom já ir com esta informação definida. Eu já sabia que ia me mudar, já estava tudo certinho, então quando fui pagar disse que iria sair dia tal da Residência, e que então iria pagar o proporcional para tal. Deu super certinho, a Dra. Rosário que cuida dessas coisas é um AMOR. Fui lá, paguei o alojamento e peguei meu caução (aquele que enviamos do Brasil, lembra?). Se você pretende continuar no alojamento, deve informar isto para a Dra. Rosário quando for pagar o primeiro mês de aluguel. É muuuito difícil conseguir ficar até o fim do intercâmbio nos alojamentos, porque os estudantes portugueses tem preferência. De todas as pessoas que conheci (mais de 30), só 2 conseguiram ficar no alojamento depois do primeiro mês (elas ficaram no Polo III). Então é bom ir procurando casa, porque o alojamento não é garantido.
Se ainda não tiver casa definida quando voltar ao SEF, você deve apresentar o seu recibo de pagamento do primeiro mês de alojamento. Se já tiver mudado, peça a declaração para o proprietário, ou procure a Junta de Freguesias do seu bairro para pegar a Declaração. No meu caso, aceitaram a declaração do proprietário tranquilo, e uns 15 dias depois chegou o cartão na minha casa.

Em relação ao PB-4, você deve ir à um posto de saúde para se cadastrar. Tem um na rua de trás da Praça da República, na R. Antero de Quental, e também tem um na R. Augusto Rocha. Lá, você vai receber um atestado para usar os serviços se tiver necessidade. Eu não precisei usar nenhuma vez, então não sei como funciona... =/

3 comentários:

  1. uau vc é chic xD. realmente esse negocio de morar em outro pais e achar q da pra confiar não da certo. mas gostei do seu post,pra quem tiver interesado em morar fora vc deu boas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Estou indo agora dia 06/02/2013 para a Universidade de Coimbra. As suas postagens estão me ajudando bastante. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir