quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeiras burocracias: SEF (parte 2)

Ok, resolvida a matrícula na FEUC/DRIIC, você deve retornar ao SEF. Da primeira vez em que for lá, eles te darão um formulário para ser levado na segunda visita (a visita será agendada na primeira vez em que for lá), junto com os outros documentos, que são:

- Fotocópia e original do passaporte

- 2 fotos tipo passe (o nosso 3x4) a cores - Tem uma cabine de tirar fotos 3x4 no SEF mesmo, custa 5 euros acho que 6 fotos. Você também vai precisar de 1 foto para a carteirinha da UC.

- Comprovativo dos meios de subsistência - Eu levei a carta da bolsa; também pode ser extrato da conta corrente ou dinheiro vivo (eles te informarão a quantia necessária a ser levada)

- Comprovativo das condições de alojamento - Este é um outro capítulo a parte... Se você for ficar definitivamente no alojamento, deve levar a carta do SASUC que comprova que você pagou o primeiro mês de alojamento (explicarei mais depois). Se não, deve levar uma carta do proprietário do seu apartamento/alojamento garantindo que mora lá, assinado, bem bonitinho. Existe um outro meio de comprovar isso, que é através da Junta de Freguesias do bairro em que você morará - é mais ou menos a nossa Associação de Bairro. Eles irão te fornecer um formulário que deve ser preenchido por você e carimbado por 2 comércios do seu bairro, atestando que você mora lá. Tenso... É mais fácil pedir uma declaração ao seu proprietário.

- Matrícula no estabelecimento de ensino - Papel do DRIIC
- Comprovativo do pagamento de propinas (mensalidades) - O DRIIC irá te fornecer uma declaração dizendo que você está isento de pagar mensalidade/propina.
- Beneficiário SNS ou Seguro Saúde - O Documento do PB-4 ou do Seguro de Saúde particular
- Taxa: 30,60 euros (levar em dinheiro mesmo)

Então, depois que reunir todos estes documentos, você deve comparecer ao SEF para entrar com pedido. Não tem problema se demorar um pouco para juntar os docs e voltar ao SEF, você pode inclusive reagendar a sua visita se não conseguir juntar tudo a tempo. Comigo, foi bem tranquilo, quem me atendeu foi bem simpático e não tive problemas. Se estiver tudo ok, o cartão vai chegar na sua casa por correio. É importante que você (ou alguém) esteja no local mais ou menos na data, pois será preciso assinar a "encomenda" (é como se fosse o nosso Sedex).
Nos próximos passos, vou falar das burocracias do alojamento, e também como agir caso tenha feito o PB-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário