sexta-feira, 17 de julho de 2009

Antes de continuarmos com a parte burocrática da coisa, queria dar algumas dicas que podem ser úteis durante todo o resto do seu processo.

1. Tenha calma
E não que isso signifique ficar parado. Sempre que estiver entrando em pânico porque não recebe um email, porque a Seção de Graduação só te enrola, porque os prazos estão acabando, respire fundo e comece tudo do começo, de novo. Ansiedade não leva a lugar nenhum (aprendi isso do jeito mais cruel, sofrendo muito!) e permanecer centrado vai te ajudar a resolver qualquer problema com mais agilidade.

2. Se mantenha organizado
Você vai precisar reunir, num curto espaço de tempo, um grande número de documentos totalmente diferentes e mantê-los organizados é essencial para que a dica número 1 se realize! Hah... Tenha uma pasta específica para guardar os documentos que já estão prontos, de preferência duas: uma em cada canto da casa, ou uma na sua casa e uma no seu escritório (faça cópias autenticadas de tudo para ter as duas cópias). Assim, você sempre vai ter o que precisa a mão, e caso um acidente aconteça (acontece né, gente?), você não vai precisar refazer todo o processo.

3. Conte com a sua família
A dica 3 vai te ajudar na dica 1 e na 2. Apesar de tudo o que ainda estar por vir te dar uma dose incrível de maturidade e independência, é fundamental procurar apoio nas nossas bases. Isso também vale para o namoro (ih, esse assunto rende outro post!) e para os amigos. Se seus pais estão mais desesperados que você com a viagem, converse com eles e mostre que essa atitude não ajuda em absolutamente nada. Nesta parte eu tive muita sorte: eu corri sozinha atrás de todos os documentos, mas sabia que do outro lado da linha estava minha mãe, pronta pra entrar no Google Maps, ou ligar pra Portugal, e salvar o dia!

4. Confie em você
Talvez você tenha família, talvez não. Talvez tenha namorado/a, talvez não. De qualquer forma, no final das contas, quem vai ter que resolver seus problemas, a partir de agora, é você. E sim, você vai dar conta e vai dar tudo absolutamente certo. Você vai conseguir chegar lá no fim do mundo pra pegar uma assinatura. Você vai conseguir pagar a taxa do alojamento sem saber o que é o IBAN da CGD (nem me pergunte, até hoje não sei). Você vai entender o que aqueles portugueses malucos falam, e vai se divertir muito!

5. SE DIVIRTA!
Sempre que você estiver a ponto de perder o controle (vocês estão ficando assustados, né? haha), lembre-se que a bolsa, a viagem, o intercâmbio, foram feitos para ser A experiência, algo que vai mudar a sua vida e te acrescentar horrores. Você está passando por isso para se divertir e levar só coisas boas, e não para ficar nervoso. Então, quando as lágrimas pulsarem nos olhos, mentalize: "é por algo bem, beeeeeem maior que isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário