quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alojamento

Bom, o alojamento é um capítulo a parte no seu intercâmbio, mas você só vai se preocupar com ele de verdade depois que estiver com todo o resto encaminhado.
A UC disponibilza períodos de 15 e 30 dias de ínicio para os intercambistas. Você deve indicar, no momento em que preencher aquele primeiro formulário, em qual período vai ficar. Isso é bem complicado, porque você ainda não comprou passagem, não sabe onde vai desembarcar, enfim... Mas uma data boa é 1o de setembro, mais ou menos 15 dias antes do início das aulas.
Contudo, não é certo que você vai ser contemplado. Se você conseguir, eles vão te enviar um e-mail, cerca de 2 semanas após você receber sua carta de aceite digital, com as informações referentes ao seu período.
A UC conta com 13 residências universitárias (dê uma olhada nelas aqui), espalhadas pelo entorno das faculdades. Eu consegui 15 dias de alojamento na Residência Universitária Teodoro. Dizem as más línguas que é um alojamento meio caindo as pedaços, talz... Maaaas, coisas que a gente só vai saber de verdade lá!

Quando você receber seu e-mail de confirmação do alojamento, terá que fazer um depósito caução de 50 ou 100 euros (15 ou 30 dias, respectivamente), na conta do Serviço de Ação Social da UC. Eles vão te mandar todos os dados para você fazer uma transferência bancária internacional. Meu bem, e é aí que mora o problema. Transferências bancárias internacionais são as coisas mais caras do mundo! Além disso, a UC exige um comprovante do depósito em 5 dias úteis, o que não dá nem pro cheiro.
Mas (tcharãnnnn), existe uma solução! =] E ela se chama vale postal internacional!!
O Vale Postal Internacional é um serviço oferecido pelos Correios, pelo qual você consegue fazer pequenas remessas de dinheiro ao exterior pagando uma taxa de cerca de R$ 30 (em 2009).
O bom é que o comprovante sai na hora, então no mesmo dia você já pode enviar para o Serviço Social da UC e fica tudo certo.
Na hora que você vai fazer, dá um suuuper medo de não dar certo, afinal, dos dados que a UC enviou pra você, você só utiliza o endereço da CGD (caixa geral de depósitos). Nada de IBAN, etc, etc. Mas dá certo, sim, eu liguei pra conferir e tudo ok.
Quem me sugeriu fazer assim foi a moça da Caixa Geral de Depósitos (local onde fica a conta do SSUC). Liguei para o escritório deles no Brasil, no telefone (011) 3253-3377, e ela falou que é super seguro, talz, então fiz na cara e na coragem.

Você tem que se dirigir a uma agência que tenha este serviço disponível (confira na lista acima), com os dados do beneficiário (nome e endereço) e a quantia que deve pagar em reais. No meu caso, foram 50 euros. A cotação estava em 2,83, então o valor da remessa deu R$ 141,74. A taxa foi de R$ 31,06, dando um total de R$ 172,80.
Pra terem uma idéia, pela Nossa Caixa, onde tenho conta, só de taxas ia pagar 50 dólares + 50 euros, e mais os 50 euros do valor em si! Sem condição...

Em relacão ao endereço, eu utilizei o endereço marcado no e-mail do alojamento, o da Caixa Geral de Depósitos. Depois que eu fiz, outras pessoas entraram em contato com a SSUC e eles recomendaram enviar para o endereço deles (Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra - R. Guilherme Moreira Nº 12 - 3000-210 – Coimbra). Acredito que dá certo para os dois.
Depois de enviar, a pessoa beneficiada em Coimbra receberá um telegrama notificando que o dinheiro está disponível. Não sei quanto tempo depois eles receberam, mas eu liguei cerca de 10 dias depois para Coimbra e estava tudo certinho.
O telefone da SSUC é (351) 239 855950. Para fazer um DDI, você disca 00 + código da operadora + número. Peça para ser redirecionado para o setor dos alojamentos e lá peças as informações que necessita.

Agora, voltando ao caso da data do alojamento... Eu pedi alojamento para o dia 25/08. Contudo, eu saio de São Paulo dia 29/08, chego em Lisboa dia 30/08 e fico lá por uns 5 dias. Com isso, ficaria uns 3 dias no alojamento! Aí liguei lá para ver se conseguiria mudar a data, e felizmente consegui! Liguei de manhã cedinho (6h daqui), e, como eu já tinha pago, a Rosário (quem me atendeu) disse que iria tentar de tudo pra mudar, e pediu que eu ligasse a tarde. Quando liguei (umas 12h30 daqui), ela falou que tinha conseguido mudar pro dia 05/09 até dia 19/09!

Dizem as más línguas que é possível renovar o alojamento e ficar lá durante toda a estadia em Coimbra. Eu não sei se isso é verdade, e, mesmo se for, não sei se pretendo continuar lá. O meu alojas ficam bem longe da FEUC e eu estava afim de morar beeem do ladinho, tipo "acordei tô dentro da sala da aula!". Prefiro pagar um pouquinho mais caro por mês do que gastar horrores com transporte, etc... Enfim, detalhezinhos que saberemos lá!

2 comentários:

  1. Tamara! Meu nome é Felipe ( e até lhe adicionei no twitter! ) e vou pra Portugal também! Estou passando pra agradecer as dicas e procedimentos que você postou aqui no blog, foi REALMENTE útil! Muito obrigado!
    Espero que minha experiência valha muito a pena ( como a sua também valeu, eu espero!) e que dê tudo certo!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, que bom que você gostou! Eu sofri muito no meu processo e não queria esse stress pra ninguém, por isso fiz o blog! =) Você já foi?? Depois me conta! Um beijo!

    ResponderExcluir