A primeira coisa que me proporcionou toda essa experîência foi a inscrição no programa de Mobilidade Internacional do Santader, que eles mantém em parceira com a USP.
Recebi o edital por e-mail no dia 4 de dezembro de 2008, e como já estava de olho no programa desde o ano passado, resolvi que essa seria a minha vez!
Segundo o edital, você precisava apresentar um plano de estudos para alguma das universidades conveniadas, entregar na Seção de Graduação e esperar, com dor no coração, até o dia 2 de de abril de 2009.
Em princípio, eu queria ir pra Porto. Não sei porquê, mas a idéia daquela cidadezinha me fascinava, e sempre que eu entrava no site da UPorto eu ficava babando... Só que eles não tem cursos com matérias que se relacionariam tão fácil com o meu curso, então parti para outras opções.
Nunca simpatizei muito com Lisboa, então me restava Coimbra. Ah, você também podia escolher Universidades da Espanha e da América Latina, mas meu espanhol não passa do "hola, que tal?", então Portugal era A chance de morar na Europa.
Sofri um pouco para escolher as matérias. No começo, tentei fazer uma grade que fosse bem parecida com o que eu teria na USP, só que isso é praticamente impossível quando se faz um curso transgênico que nem o meu (haaaa).
Com a ajuda do meu anjo da guarda, o Igor, que tinha ido pra Coimbra pelo mesmo esquema um ano antes, eu decidi fazer matérias qe tivessem mais a ver comigo, e que eu conseguisse justiicar a escolha na carta que tem que ir junto com o plano.
A minha segunda opção no vestibular era RI, então corri para a grade deles lá e me deparei com matérias super incríveis, que eu achei a minha cara, sempre!
Escolhi estas:
- Direito Internacional Público e das Organizações Européias, do curso de Administração Público-Privada
- Cooperação para o Desenvolvimento I, do curso de Relações Internacionais
- Negociação Internacional, do curso de Relações Internacionais
- Sistema Político da União Européia, do curso de Relações Internacionais
- Dinâmicas da Paz e dos Conflitos I, do curso de Relações Internacionais
Importante: Quando for escolher suas matérias, escolha matérias do primeiro semestre! O primeiro semestre deles é o nosso segundo, por causa das férias escolares maiores no meio do ano, já que lá é verão neste período. Se você fizer sua grade baseado no segundo semestre deles, não vai conseguir pegar nenhuma matéria!
Junto com a seleção, escrevi um texto (nada muito longo, 1 página) explicando porque queria fazer estas matérias, porque queria ir para Portugal e como tudo isso se relacionava com o meu curso.Deu umas 5, 6 páginas. O importante aí é explicar as matérias que escolheu e como elas vão te ajudar nos seus objetivos acadêmicos/profissionais. Eu coloquei na minha, inclusive, o que pretendo fazer quando me formar, e como isso tem relação direta com as matérias que escolhi e com o próprio intercâmbio em si.
Aí entreguei na graduação da minha unidade (EACH) e desencanei do assunto.
Sério, é a melhor coisa que se faz. Nem pense nisso, não fique ansiosa - guarde toooda ela pra depois que sair o resultado.
Enfim, a seleção fica a cargo da USP, e eles levam em consideração a sua média ponderada, além do plano de estudos. Então, se você pensa em fazer intercâmbio, ainda mais com bolsa, tem que ter a ficha limpíssima!
...E não é que deu certo?
Chorei horrores no estágio quando abri a página da Pró-Reitoria no dia 02 (tá, confesso, nesse dia fiquei mega ansiosa e dava reload na página de 2 em 2 segundos) e meu nomezinho tava lá. Fiquei em wave! Liguei pra pai, mãe, gastei todos os meus créditos em mensagens pros amigos... Enfim, é surreal. Vai ser o momento mais surreal da sua viagem, o momento que vocês descobre que vai!
Passou o nervoso? Mãos a obra! No próximo passado a gente vai começar a NOVELA que é para tirar o visto e cumprir todos os procedimentos burocráticos.
Deixo pra vocês uma imagem da minha querida Universidade de Coimbra, que me receberá em breve. =]
Não lembro de quem são os créditos, assim que checar coloco aqui!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário